Pinacoteca Paulo Peres

A Pinacoteca Paulo Peres tem seus primeiros registros de acervos em 2010 e inaugurada em 2012, é um “museu de quadros” com coleção de pinturas, desenhos, fotografias e esculturas produzidas por artistas arroio-grandenses. A denominação “Paulo Peres”, é uma homenagem ao reconhecido artista plástico arroio-grandense. Atualmente a Pinacoteca possui um acervo de mais de 30 obras adquiridas através de Salões de Artes Plásticas, editais de aquisição de bens culturais e doações da comunidade.



Paulo Fernando Gonçalves PeresArroio Grande, RS (1935-2013)

Pintor, desenhista e gravador.

Graduou-se no Instituto de Artes da UFRGS em 1962. Estudou pintura com Iberê Camargo, xilogravura com Glênio Bianchetti e litografia com Marcelo Grassmann. Tem participado de exposições coletivas e salões, como o Salão Municipal de Porto Alegre de 1960, em que obteve o Prêmio Aquisição em desenho. Em 1961, realizou exposição individual na Aliança Francesa - POA. Com os artistas Armando Almeida, Anestor Tavares, Brasil e Jair, criou o álbum "5 Gravadores".

Foi professor da Escola Superior de Artes de Cachoeira do Sul, da Faculdade de Belas Artes de Santa Maria, do Instituto de Artes/UFRGS e do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre.

Em 1993 realizou no MARGS a individual "Presença de Paulo Peres", e seis anos depois recebeu mostra retrospectiva na mesma instituição. Em 2006, participou do projeto "Encontros com a Arte na Paço", expondo sua produção recente no Paço Municipal de Porto Alegre. (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, UFRGS)


Clique aqui para acessar