Banda

Fundada em 1990, a Banda Municipal de Arroio Grande começou suas atiividades sob o comando do professor "Vineton Nogueira".

Desde então vem participando de diversos festivais, campeonatos e eventos tanto dentro do município como em outras cidades.

No ano de 2005 a banda participou do campeonato estadual de bandas realizado pela FEBARGS (Federação Gaucha de Bandas), sagrando-se campeã estadual pela primeira vez na categoria "Musical Sênior".
E desde então a banda vem colecionando vários títulos ao participar de festivais e campeonatos regionais, dentre eles o Compeonato Regional da Cidade de Piratini realizado em novembro de  2011, com a banda conquistando o 1° Lugar no Pelotão de Bandeira, 1° Lugar no quesito MOR, sob o comando da mor Roberta Marques, e 3° Lugar na classificação geral.

Em 2022 foi iniciado o "Projeto  Musical Memorial Vineton Nogueira" em homenagem a esse grande mestre que tanto contribuiu para a formação cultural e musical na cidade de Arroio Grande.
E em 2023, através da Secretaria de Cultura, dando continuidade ao projeto sob o comando da secretária
Anelize Carriconde,  e na coordenação de Antonio Marcos (Marquinhos) e Glauber Keoma, o projeto têm como objetivo a formação e desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes através da música, sendo criado oficinas com ensino de instrumentos de corda, percusão, sopro e teoria musical.

 
A banda têm como Mor Roberta Marques, e no comando do Pelotão de Bandeiras Olinda Costa.

Download do arquivo: