Exposição Permanente

No horizonte dos 150 anos de Arroio Grande o Museu Visconde de Mauá apresenta a exposição "Rumo ao sesquicentenário" que propõe o mapeamento preliminar dos processos museológicos que contribuem na contextualização da história, cultura e identidade da comunidade arroiograndense no transcorrer do tempo visando a integração e a formação de uma rede organizada entre processos museológicos. 

Hoje apresentamos instituições de memória vinculadas ao Centro Cultural Basílio Conceição da Secretaria de Cultura de Arroio Grande.

Biblioteca Pública Municipal Zélia Sobral (1974)

A Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande tem por finalidade proporcionar a preservação da memória e do conhecimento, além de difundir e expandir cultura e sonhos aos moradores do município.

Zélia Lisboa Sobral Soares foi a primeira bibliotecária do município, contribuiu para o desenvolvimento da Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande atuando até a década de 2000.

Pinacoteca Paulo Peres (2010)

Coleção de quadros de pinturas, desenhos e esculturas voltadas à produção de artistas de Arroio Grande. A coleção é composta por obras vencedoras dos Salões de Artes Plásticas e doações da comunidade.

Paulo Fernando Gonçalves Peres (1935-2013) foi pintor, desenhista e gravador graduado no Instituto de Artes da UFRGS em 1962.

Memorial Basílio Conceição (2012)

O Memorial tem por objetivo preservar e comunicar a trajetória e obra de Basílio Conceição através de exposição permanente e ações de memória.

Basílio Conceição (1953-1990) foi um artista e compositor ímpar na história da música e da arte de Arroio Grande.


Para saber mais:

Visite a página da Pinacoteca Paulo Peres

https://www.arroiogrande.rs.gov.br/pinaco.../HTML/index.html


Leia o livro

Basílio: A vida e arte do Bob Dylan de bombachas, de Pedro Bittencourt Júnior. 2020.


Visite o Centro de Cultura Basílio Conceição e confira esses equipamentos culturais.


Imagens: 

Basílio Conceição. Confraria dos Poetas de Jaguarão.

Paulo Peres. Sem título, 2012, Porto Alegre. Tinta acrílica sobre tela. Exposição Paulo Peres: Desenhos e Pinturas.