Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande, instituição da Secretaria Municipal de Cultura, foi instituída pelo decreto 172 em 1951, e está inserida na comunidade arroiograndense, desde o início da década de 1970, como uma referência em termos de cultura e educação para o município. A Biblioteca foi inaugurada em agosto de 1973, instalada em um prédio recém construído, com destinação inicial para o funcionamento da Biblioteca Pública. Este espaço contava inicialmente com uma sala de acervo, um auditório e abrigada o então Departamento de Educação, que era responsável pela formação e desenvolvimento da Biblioteca Pública Municipal.


Com esforços comunitários e da administração municipal a biblioteca constituiu-se em um marco, que acompanhou várias gerações de estudantes. Com a chegada do século XXI, e o advento das tecnologias, que se inicia ainda no final do século passado, a biblioteca vem se reinventando para manter-se como um Centro de Informação capaz de acompanhar as mudanças temporais e tecnológica; sem perder a conexão com a sua história.


A Biblioteca Pública conta com um acervo com mais de 16 mil obras, dividido entre acervo geral, acervo literário e acervo infanto-juvenil. Durante toda a sua existência foi um importante espaço de salvaguarda da memória local, colecionando muitos trabalhos que referenciam as belezas naturais e arquitetônicas do município. Além de, nos últimos 4 anos ter focado em dar ênfase a produção literária local, abrindo um espaço especifico em seu acervo para as produções locais.

A Biblioteca em sua definição, é um organismo vivo, que cresce, se modifica e se reinventa a cada geração, para atender as demandas da sua comunidade. Por esse motivo, em 2021 a Biblioteca Pública Municipal de Arroio Grande, passa a ocupar o Centro de Cultura Basílio Conceição, ganhando amplitude e um lugar de destaque em um dos espaços culturais mais significativos do município de Arroio Grande. O que vai propiciar uma longevidade ainda maior para a Biblioteca e os livros. Para reverenciar essa temporalidade e resistência através destes quase 50 anos de existência, a Biblioteca ganhará o nome de Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, como forma de manter viva a memória da formação deste espaço, que tem na figura da Bibliotecária Zélia Lisboa Sobral Soares, muitas referências formativas para a formação de um grande número de leitores.


Além do seu acervo diversificado, a biblioteca oferece atividades culturais para todos os públicos, mas com um foco especial para as crianças. Buscando descentralizar as atividades, ocupando espaços públicos como a escola. Desde 2010 conta com um tele centro, integrando assim os diferentes meios de informação e comunicação. E, nos últimos 2 anos vem atuando fortemente como uma promotora das políticas públicas municipais para o livro e a leitura, junto a Secretaria Municipal de Cultura.



Serviços Oferecidos:


Empréstimo Domiciliar

Fazendo um pequeno cadastro na biblioteca. Você pode devorar livros, no sossego da sua casa. A Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, oferece o serviço de empréstimo domiciliar, exclusivamente de livros de literatura – adultos e infantis – de até 5 obras, pelo período de até 15 dias, com direito a renovação. De forma totalmente gratuita. A Biblioteca Pública te ajuda a ser um leitor!!



Consulta Local

A Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, oferece um acervo vasto sobre diferentes áreas do conhecimento que te auxiliam na sua curiosidade, descoberta, estudo ou aprendizado. Basta ir até a biblioteca, e você terá acesso a diferentes livros sobre várias temáticas que podem te ajudar a fazer aquele trabalho escolar ou universitário, te ajudar a desenvolver aquele projeto pessoal ou simplesmente satisfazer a sua curiosidade.


Consulta Virtual ao Acervo

A modernidade chegou na Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, desde 2017 a biblioteca tem preparado um catalogo online, para consulta ao acervo. Para além da memória dos nossos colaboradores, agora a biblioteca passa a contar com uma base de dados, que pode identificar a presença de uma obra no acervo, ou mesmo localizar o mesmo na estante. Em breve essa consulta vai poder ser acessada de casa. Você antes mesmo de sair de casa, vai poder saber se o livro de sua preferência está à disposição.


Hora do Conto

Na Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, temos a hora do conto periodicamente. Essa atividade é oferecida as escolas e a comunidade em geral, basta agendar previamente, ou ficar ligada na programação da Biblioteca Pública.


Atividades Culturais

A Biblioteca Pública Zélia Lisboa Sobral Soares, oferece e integra algumas atividades permanentes como a Feira do Livro Municipal. Realiza O Sarau Literário alusivo a data de aniversário da Biblioteca. E a Semana da Criança em conjunto com as Secretarias de Educação, Assistência, Saúde e Meio Ambiente; oferecendo atividades para os alunos da rede municipal e os programas e projetos como PIM, Criança Feliz e CRAS.