Memorial do Carnaval

O Museu Itinerante Memorial do Carnaval, fundado em 2017, é um museu dedicado à preservação da memória e identidade do carnaval arroio-grandense que tem como organizador e curador o professor e pesquisador Lizandro Araújo, o projeto que deu origem ao memorial foi construído em 2016 e fundado em 2017. O acervo é composto por 5000 fotografias e mais de 200 peças, peças estas cedidas à Secretaria de Cultura, dentre elas, fantasias, sapatos, acessórios de mão, chapéus e croquis.  O Memorial, em suas ações de comunicação se faz presente nas redes sociais onde apresenta acervos e estimula a geração de conhecimento sobre o Carnaval de Arroio Grande.


A exposição permanente do Memorial do Carnaval faz parte do processo museológico voltado à salvaguarda e a preservação dessa manifestação cultural, de relevância popular como Patrimônio Cultural de Arroio Grande, levando em consideração a mobilização social e o sentido de pertencimento que o Carnaval dá a essa comunidade e que a identifica. A ideia de estabelecer um museu voltado a cultura do carnavalesca não é uma novidade para o universo cultural, tanto mundialmente, quanto a nível nacional e são experiências que visam preservar e salvaguardar diversos aspectos culturais dessa festa popular, seja através da cultura material, seja na sua dimensão imaterial. 


Este museu é originado diretamente da iniciativa de Lizandro Araújo, professor, comunicador e carnavalesco que idealizou o Museu Itinerante Memorial do Carnaval de Arroio Grande, ao “resgatar” uma fantasia que seria descartada, suscitando um olhar acerca da potencialidade de valorização de um patrimônio cultural tão arraigado no imaginário comunitário e social do município e realizou diversas exposições em espaços culturais da cidade.

Através de convênio com a Secretaria de Cultura, em 2022 o acervo foi instalado no Centro de Cultura Basílio Conceição ganhando espaço permanente e possibilitando à comunidade a experiência de relembrar carnavais do passado. O Memorial do Carnaval é um espaço cultural da Rede de Museus da Secult e deverá abrigar, no futuro, um Centro de Referência em Patrimônio Cultural Imaterial do Carnaval de Arroio Grande.

Download do arquivo: